sábado, 1 de outubro de 2016

Isaias 44:24 “eu sozinho” exclui Jesus de ter sido usado na criação?

Veja o site abaixo com a heresias e depois em VERMELHO  a reposta bíblica.


Em Isaías 44:24 ,  o  que se entende quando Deus disse:
“Eu sou o SENHOR que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo”? Isaías 44:24 (João Ferreira de Almeida Corrigida e Revisada Fiel)
A Bíblia mostra claramente que somente Jeová Deus, o Pai, é a fonte de toda a criação. O Salmo 36:  9 diz se referindo a Jeová (IHVH) :

“Pois contigo está a fonte da vida”

A maioria das versões da Bíblia removem o Nome de Deus e o substituem pelo pronome “SENHOR”,  inclusive nesta passagem. De forma que muitos ao lerem este verso acreditam e pregam em seus cultos que este “Senhor” se refere a Jesus.
A primeira criação de Jeová (sua única criação direta ), seu filho unigênito Jesus, é referido como o canal por meio de quem  (em grego diá)  ele causou que toda a  criação viesse a existir. Sim , “Seu filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas” é mencionado como sendo aquele
 ” através  [diá] de quem fez o mundo.” – Heb. 1:2.
“Todas as coisas vieram à existência por intermédio[diá] dele …. O mundo veio a existência por  INTERMÉDIO [diá] dele” – João 1:3,10. Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas
Muitas versões da Bíblia não dão a entender isso corretamente. Isto ocorre por deixarem de verter a preposição grega de maneira exata. A Versão predileta dos evangélicos no Brasil não verte de maneira exata ou com precisão. De forma que acaba promovendo um entendimento equivocado.
Lemos em João 1:3 e 10 na Almeida: “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” . João 1:3 Observem o destaque.

O Léxico Grego de Thayer define a preposição grega DIÁ  como significando  “por intermédio ” especialmente ao ser usada numa contrução genitiva.
Este dicionário apresenta somente esta definição nesta construção genitiva. Não no sentido de “por alguém” mas antes, “por intermédio” de alguém.
A Concordância de Strong também deixa claro que em uma construção genitiva Diá tem o sentido de “através de” ou “por intermédio de”. Veja a acepção primária definida na concordância pela letra A. Se alguém for olhar a definição deve prestar atenção a este detalhe. Este dicionário também apresenta somente esta definição nesta construção genitiva. Não no sentido de “por alguém” mas antes, “por intermédio” de alguém.
 “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, porque por meio dele todas as [outras] coisas foram criadas nos céus e sobre a terra. ” – Col. 1:14-16 ( Para detalhes sobre este verso clique aqui )
Então, o que se quer dizer quando Deus disse: “Eu  sozinho estendi os céus, quando eu fiz a
terra “? – Isaías 44:24 (Good News Translation  ou GNT )
LemmaDictionariesMax. Freq.Min. Freq.Definiçãocurta
διάLSJMiddle LiddellSlaterAutenrieth258.4360 por intermédio
Resposta:
1- O termo DIÁ nem sempre significa mediação. E tem sim o sentido de "por alguém"
O Lexico de Strong diz:
"preposição primária que denota o canal de um ato;" TDNT-2:65,149; prep

1) através de
1a) de lugar
1a1) com
1a2) em, para
1b) de tempo
1b1) por tudo, do começo ao fim
1b2) durante
1c) de meios
1c1) através, pelo [por + o =pelo]
1c2) por meio de
2) por causa de
2a) o motivo ou razão pela qual algo é ou não é feito
2a1) por razão de
2a2) por causa de
2a3) por esta razão
2a4) consequentemente, portanto
2a5) por este motivo"
Nestes exemplos o próprio Deus é o canal, a causa:
Romanos 3:25  a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante <1223> a fé, para manifestar a sua justiça, por ter <1223> Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos
Gálatas 4:7  De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por <1223> Deus
Hebreus 7:21  mas este, com juramento, por <1223> aquele que lhe disse: O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre);
Judas foi o canal, a causa:
Mateus 26:24  O Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por <1223> intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!
Marcos 14:21  Pois o Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito; mas ai daquele por intermédio de <1223> quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!

A multidão foi a causa
Marcos 2:4  E, não podendo aproximar-se dele, por causa <1223> da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente.
A pedra foi a causa
Lucas 8:6  Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por <1223> falta de umidade.
 Portanto traduzir “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”  não está errado

2- So a versão de Almeida Corrigida traduz desta forma, e como vimos acima, não está errado. 
Jo 1:3  Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. Almeida Revisada.
Jo 1:3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. Almeida Contemporânea
Jo 1:3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. Almeida Atualizada.
Jo 1:3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. Almeida Século 21
Jo 1:3  Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. NTLH



Conclusões:
1- Não é verdade que o termo DIA não significa "por alguém", através
2- O termo DIA mostra o agente da ação , como por exemplo, o caso de Judas onde ele foi o traidor, Jesus foi traído por ele ou por intermédio dele
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Não há nenhuma contradição entre Isaías dizendo que  Jeová “sozinho” era o Criador e Colossenses dizendo que Jesus era o agente para o Criador. Em Isaías 44:24 Jeová é mencionado em um sentido ativo, o Criador. Mas em Colossenses, e em qualquer outro lugar, Cristo é apenas o agente passivo do único Criador. Jeová Deus é o * único * que cria, mas ele usa seu filho como um “mestre de obras.” O contexto de Isaías não aborda a questão  se Jeová Deus usou alguém na criação ou não. O contexto faz uma  comparação entre o verdadeiro Criador e falsos deuses.
O Léxico BDB na página 94 dá uma definição da palavra hebraica usada em Isaías 44:24,  BAD  (sozinho) como significando  “agir de forma independente.” 
Nesse sentido Jeová não precisava de ajuda dos falsos deuses, no contexto de criar. Mas a atividade de Cristo na criação nunca é descrita como de forma independente. 
Jeová muitas vezes diz que ele faz algo “por si só”, e ainda achamos que ele usou seres humanos e anjos para realmente fazer o trabalho. O  léxico BDB  lista o uso do BAD em Isa.63: 3, onde Jeová indica que “ele sozinho ” agiu quando  exigiu vingança sobre Edom. Mas, não foi Jeová que puniu pessoalmente  essas pessoas, mas usou  homens como agentes. 

Resposta:
1- Is 63:3 diz que Deus pisou sozinho, sem auxilio de homens! e se trata de uma parábola. O fato é que a construção gramatical da frase exclui qualquer outra pessoa.
Is 63:3  O lagar, eu o pisei sozinho, e dos povos nenhum homem se achava comigo; pisei as uvas na minha ira; no meu furor, as esmaguei, e o seu sangue me salpicou as vestes e me manchou o traje todo

2- Todas as ocorrencias desta palavra hebraica implica em não ter mais alguém além de quem se fala:
Is 49:21  E dirás contigo mesma: Quem me gerou estes, pois eu estava desfilhada e estéril, em exílio e repelida? Quem, pois, me criou estes? Fui deixada sozinha; estes, onde estavam?

 Is 37:20  Agora, pois, ó SENHOR, nosso Deus, livra-nos das suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que tu és o SENHOR.

Is 26:16  Ó SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.

Is 26:13  Ó SENHOR, Deus nosso, outros senhores têm tido domínio sobre nós; mas graças a ti somente é que louvamos o teu nome.

Is 5:8 ¶ Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra!

Is 2:11  Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada; o SENHOR será exaltado naquele dia.

Is 2:7  A arrogância do homem será abatida, e a sua altivez será humilhada; o SENHOR será exaltado naquele dia.


3- Is 44:24 implica que Deus estava de fato sozinho. 
E como Deus Pai, Jesus e o Espírito Santo são todos eles Deus, não há contradição entre Jesus estar com o Pai . Pois neste caso Deus estava sozinho, não havia nada além dele,  http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2016/01/doutrina-da-trindade.html

O termo hebraico usado EXCLUI qualquer outro ser.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 De.32:12 diz:  “ Somente  (badad) Jeová os guiava”
Foi Jeová, o “único”, guiando  Israel? Ex.32 :32-34 diz que Jeová usou Moisés e um anjo para levar Israel! (1Sam 9: 16; 13:13-14; 2 Samuel  5:1-2). Novamente, não há nenhuma contradição aqui. Jeová usou seus representantes para conduzir o seu povo, mas “somente” Ele ” foi a fonte de direção!
Resposta:
1-O Léxico de Strong diz:
"0910 badad 
procedente de 0909; DITAT-201b 
n m 
1) isolamentoafastamento, separação 
1a) uma cidade isolada 
advérbio
2) solitário 
2a) seguridade (fig.) "
Observe todas as ocorrências da palavra badad, todas denotam que uma cidade a sós ou um ser a sós
Levítico 13:46  Será imundo durante os dias em que a praga estiver nele; é imundo, habitará só <0910>; a sua habitação será fora do arraial.
Números 23:9  Pois do cimo das penhas vejo Israel e dos outeiros o contemplo: eis que é povo que habita só <0910> e não será reputado entre as nações.
Deuteronômio 32:12  assim, só <0910> o SENHOR o guiou, e não havia com ele deus estranho.
Deuteronômio 33:28  Israel, pois, habitará seguro, a fonte de Jacó habitará a sós <0910> numa terra de cereal e de vinho; e os seus céus destilarão orvalho.
Salmos 4:8  Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só <0910> tu me fazes repousar seguro.
Isaías 27:10  Porque a cidade fortificada está solitária <0910>, habitação desamparada e abandonada como um deserto; ali pastam os bezerros, deitam-se e devoram os seus ramos.
Jeremias 15:17  Nunca me assentei na roda dos que se alegram, nem me regozijei; oprimido por tua mão, eu me assentei solitário <0910>, pois já estou de posse das tuas ameaças.
Jeremias 49:31  Levantai-vos, ó babilônios, subi contra uma nação que habita em paz e confiada, diz o SENHOR; que não tem portas, nem ferrolhos; eles habitam a sós <0910>.
Lamentações 1:1  Como jaz solitária <0910> a cidade outrora populosa! Tornou-se como viúva a que foi grande entre as nações; princesa entre as províncias, ficou sujeita a trabalhos forçados!
Lamentações 3:28  Assente-se solitário <0910> e fique em silêncio; porquanto esse jugo Deus pôs sobre ele;

Miquéias 7:14  Apascenta o teu povo com o teu bordão, o rebanho da tua herança, que mora a sós <0910> no bosque, no meio da terra fértil; apascentem-se em Basã e Gileade, como nos dias de outrora.

 2-Foi exclusivamente Deus quem guiou DIRETAMENTE Israel quem mostrava a direção, poios ele ia a frente de Moisés e do povo Visivelmente

Êxodo 13:21  O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar  pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.

 3- Moisés foi apenas quem  liderou o povo. Mas Deus estava a frente deles VISIVELMENTE. O anjo foi enviado para PROTEGER, levando-os em segurança
Êxodo 13:21  O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar  pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.

Êxodo 14:19  Então, o Anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e passou para trás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles,
Êxodo 23:20  Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado.
Êxodo 23:23  Porque o meu Anjo irá adiante de ti e te levará aos amorreus, aos heteus, aos ferezeus, aos cananeus, aos heveus e aos jebuseus; e eu os destruirei.
Êxodo 32:34  Vai, pois, agora, e conduze o povo para onde te disse; eis que o meu Anjo irá adiante de ti; porém, no dia da minha visitação, vingarei, neles, o seu pecado.

Êxodo 33:2  Enviarei o Anjo adiante de ti; lançarei fora os cananeus, os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.


4- Dt 32:32 se refere ao período no deserto, onde foram guiados pela nuvem e conduzidos em paz pelo Anjo.  E não ao período dos reis.


Dt 32:7 ¶ Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de gerações e gerações; pergunta a teu pai, e ele te informará, aos teus anciãos, e eles to dirão.
8  Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando separava os filhos dos homens uns dos outros, fixou os limites dos povos, segundo o número dos filhos de Israel.
9  Porque a porção do SENHOR é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.
10  Achou-o numa terra deserta e num ermo solitário povoado de uivos; rodeou-o e cuidou dele, guardou-o como a menina dos olhos.
11  Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas,

12  assim, só o SENHOR o guiou, e não havia com ele deus estranho.


5-Os textos que falam dos reis de Israel e Judá não representavam necessariamente Deus, que era  único rei de Israel. Os reis frequentemente induziam o povo a idolatria e asi não eram representantes de Deus! 

Oséias 8:4  Eles estabeleceram reis, mas não da minha parte; constituíram príncipes, mas eu não o soube; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos.

1 Reis 16:26  Andou em todos os caminhos de Jeroboão, filho de Nebate, como também nos pecados com que este fizera pecar a Israel, irritando ao SENHOR, Deus de Israel, com os seus ídolos.
2 Reis 21:16  Além disso, Manassés derramou muitíssimo sangue inocente, até encher Jerusalém de um ao outro extremo, afora o seu pecado, com que fez pecar a Judá, praticando o que era mau perante o SENHOR.

Eles trocaram o Rei pelos reis:

Dt 33:5  E o SENHOR se tornou rei ao seu povo amado, quando se congregaram os cabeças do povo com as tribos de Israel

1 Sm 13:12  Vendo vós que Naás, rei dos filhos de Amom, vinha contra vós outros, me dissestes: Não! Mas reinará sobre nós um rei; ao passo que o SENHORvosso Deus, era o vosso rei.

Conclusão:
Somente Deus Guiou Israel no deserto
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Em  Ez. 36:33, 36 Jeová diz: “Eu mesmo é que construí” as cidades de Israel após o exílio. Será que Ele, pessoalmente, reconstruiu ou foram pessoas que fizeram o trabalho sob sua direção? 
Resposta:
1-Ez 36:33,36 não diz  que Deus pessoalmente (sozinho) reconstruiu a cidade. Não tem o termo "mesmo" ou "sozinho'

Ez 36:33,36  Assim diz o SENHOR Deus: No dia em que eu vos purificar de todas as vossas iniqüidades, então, farei que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares desertos.
36  Então, as nações que tiverem restado ao redor de vós saberão que eu, o SENHOR, reedifiquei as cidades destruídas e replantei o que estava abandonado. Eu, o SENHOR, o disse e o farei. Almeida Atualizada.

Ez 36:33 “Assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘No dia em que eu purificar vocês de toda a sua culpa, farei com que as cidades sejam habitadas e que as ruínas sejam reconstruídas. 36 E as nações que restaram em volta de vocês terão de saber que eu, Jeová, é que reconstruí o que estava derrubado e plantei o que estava desolado. Eu, Jeová, é que falei e fiz isso.’ TNM revisão de 2015
Ez 36:“Assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘No dia em que eu vos purificar de todos os vossos erros vou fazer também que as cidades sejam habitadas, e terão de ser reconstruídos os lugares devastados 36 E as nações que se deixarão restar em volta de vós terão de saber que eu, Jeová, é que construí as coisas derrubadas, plantei o que estava desolado. Eu, Jeová, é que falei e fiz [isso].’TNM 1986

 Conclusão:
O texto de Ez 33 não tem nada a ver com a discussão do termo "si mesmo" ou "sozinho" pois não estão especificados no texto, e nem o contexto 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todos esses atos foram feitos por permissão e autoridade somente  de Jeová, mas foram outros que os realizaram. Observe este anúncio abaixo do Jornal Estadão…
Governo vai construir presídio na Castelo Branco, em SP

Governador construiu unidades habitacionais

Deveria alguém concluir que são pessoas de paletó e gravata que realmente irão “construir”  presídios ou ainda “unidades habitacionais”?  Esta seria uma maneira infantil de interpretar estes títulos acima. É óbvio que quem constrói são pessoas contratadas para isso. A hermenêutica que tenta interpretar Isaías 44:24 de modo literal não é muito diferente dos que interpretam literalmente os  títulos de capa do jornal acima!
Resposta:
O texto não diz: "Governador construiu unidades habitacionais sozinho".

Assim o texto de Is 44:24 é muito diferente do texto do jornal citado, pois tem o termo "sozinho"
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Daniel 4:30 diz que o rei construiu Babilônia por si mesmo. Será que o rei Nabucodonosor  literalmente construiu Babilônia sozinho? Não! Mas ao contrário, a construção foi  creditada a ele . Ela foi construída por sua autoridade e mais de ninguém.

Resposta:
O texto de Dn 4:30 não diz que ele fez sozinho!!
Dn 4:30  falou o rei e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com o meu grandioso poder e para glória da minha majestade?

 Assim, o uso do termo, “somente eu” e “sozinho” não significa necessariamente que Jeová não usa algum representante para realmente executar a ação. O contexto de Isaías fala de  Jeová ser o “autor” ou “originador” da criação, em contraste com os deuses falsos  ou ídolos da nação de Israel que não tiveram nenhum envolvimento na criação. Jeová é a verdadeira fonte de toda a vida e de todas as coisas. Só ele merece a honra e a adoração de sua criação, e não os ídolos falsos. Logicamente, semanticamente, e contextualmente, não há razão para que Jeová não seja  mencionado como  o “Criador Solo”, e ainda ter delegado a tarefa para um  intermediário ou representante. 
Resposta:
O contexto de Is 44 diz:
1- que apesar das Testemunhas de Jeová dizerem que Jesus é um deus, um deus poderoso o texto diz que só existe um Deus verdadeiro
Is 44:6  Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.
8  Não vos assombreis, nem temais; acaso, desde aquele tempo não vo-lo fiz ouvir, não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.

2-O texto diz que Deus ó primeiro e o último e Jesus é chamado de primeiro e último
Is 44:6  Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.
Apocalipse 1:17  Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último
Apocalipse 2:8  Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:
Apocalipse 22:13  Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.


3- Só existe um ser divino= Deus, e este ser é expresso em 3 pessoas: O Pai, o FIlho e o Espirito Santo. Assim Deus criou sozinho
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma vez que Jeová Deus é a fonte do poder, e o único projetista, ele realmente pode dizer “só eu criei todas as coisas”, apesar da Bíblia ensinar claramente que Ele criou os céus e a terra POR INTERMÉDIO de seu  * Filho * e “mestre de obras “no céu! (João  1:3; Col.1: 15 – 16; 1Cor.8:. 6; Heb.1: 2; Pro 8:30). Somente Jeová é a fonte de todas as coisas, aquele que estende os céus  e estira a terra . Nenhum outro tem essa autoridade ou capacidade por si mesmo , inclusive Jesus. No entanto, Jeová Deus concedeu a  Jesus o poder e a autoridade para  executar essas tarefas. Assim, não há absolutamente nenhum dilema sobre essas duas afirmações. Em seu papel como o Criador e único autor da criação, Jeová de fato * sozinho * criou os sistemas de coisas, por intermédio de Jesus, o seu “mestre de obras”. (Provérbios 8:30) Neste texto de Provérbios vemos que Jesus é mencionado como chamando a terra como “realizações ”  de Jeová e não dele próprio.
Resposta:
1- A teoria que Jesus foi o artície da Criação contraria o principio da não contradição:
Deus é o único ser todo poderoso.
Só um ser todo poderoso pode criar a partir do nada. 
Se Jesus, fosse uma criatura tivesse recebido o poder de criar algo  a partir do nada teria se tornado Deus!! 
Mas não é possível um ser criado se tornar um ser incriado
Logo, Jesus não poderia ter recebido o poder de criar todas as outras coisas.

2- Se Deus pai criou por intermédio de uma criatura ele não fez isso sozinho!! 

3- Jesus não é a sabedoria, se Deus tivesse criado a sabedoria ele teria criado a sabedoria sem sabedoria, o que é uma contradição.

4- o termo em Proverbios 8:32 é qnah:
qanah
Pv 8:22 ¶ O SENHOR me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas.


uma raiz primitiva; DITAT-2039; v.

1) obter, adquirir, criar, comprar, possuir
1a) (Qal)
1a1) obter, adquirir, obter
1a1a) referindo-se a Deus que cria e redime o seu povo
1a1a1) possuidor
1a1b) referindo-se a Eva, adquirindo (um varão)
1a1c) referindo-se ao ato de adquirir conhecimento, sabedoria
1a2) comprar
1b) (Nifal) ser comprado

1c) (Hifil) levar a possuir



Provérbios diz que foi  Jeová que “preparou os céus”  e usa a expressão : “sua terra” e não dele no verso 31.
Resposta:
O fato é que cada verso mencionando o papel de Jesus na criação, na verdade, prova que ele não é o criador. A Bíblia sempre deixa claro que Deus criou tudo POR INTERMÉDIO (Diá) de Cristo, e  nunca é dito que Cristo criou! O texto grego * sempre * apresenta Jesus como o *agente*  intermediário ou “mestre de obras” que trabalhou sob a direção de Deus (Col.1: 16; Heb.1: 2; João 1: 3; Pro.8: 30). Traduções corretas deixam isso claro:. NKJV, NASB, ASV, WEB, NAB, BJ, NIV, NVI.  Jesus sempre afirma de modo claro que ele ´não pode fazer nada de si mesmo` e “não é capaz de fazer qualquer coisa de si mesmo” (Jo 5: 19,30; 6:38). 
A Jesus  sempre  é *dado*poder ou autoridade! ( Mt.28: 18; 11:27; João 5: 22,25,26; 17: 2,  3:35; 2Pedro.1: 17). 
Jesus diz que o Pai lhe “concedeu ter vida” em si mesmo (João 5: 26). 
O Filho naturalmente não possui a capacidade de dar a vida como o criador faz.
Resposta:
1- Todos estes textos acima citados se referem a Jesus quando na forma humana
2- Hb 2 diz que ele ao se fazer homem se tornou menor que os anjos e consequentemente menor que o Pai.
Hb 2:9  vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.

3- Jesus antes da encarnação já era (e sempre foi Deus), e para isso o escritor de Hebreus cita um Salmo 101que se refere a Yahweh (Jeová)
Hb 1:8  mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino.
9  Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.
10  Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos;
11  eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste;

12  também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim.

Sl 101:24  Dizia eu: Deus meu, não me leves na metade de minha vida; tu, cujos anos se estendem por todas as gerações.
25  Em tempos remotos, lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obra das tuas mãos.
26  Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerão como uma veste, como roupa os mudarás, e serão mudados.

27  Tu, porém, és sempre o mesmo, e os teus anos jamais terão fim.

4- O mesmo diz Filipenses 2:6. Pois Jesus que tinha a forma (natureza) de Deus , passou a ter a forma (natureza) de homem, e para isso cita Is 45:23
Fp 2:6  pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;
7  antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
8  a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
9  Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
10  para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
11  e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Isaías 45:23  Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua.
"1. morphe  denota “a forma ou traço especial ou característico" de uma pessoa ou coisa. É usado com significado particular no Novo Testamento, somente acerca de Cristo, em Fp 2.6.7. nas frases: “sendo em forma de Deus" "tomando a forma de servo". Definição excelente da palavra é a que Gifford oferece: “O termo morphe é. portanto, a natureza ou a essência, não no abstrato, mas como subsistindo na verdade no indivíduo, e retido, contanto que o indivíduo exista. \ ...] Assim, na passagem diante de nos morphe theou é, de fato. a natureza divina e inseparavelmente subsistente na Pessoa de Cristo. (...) Quanto à interpretação da expressão ‘forma de Deus', é suficiente dizer que: 
(1) inclui toda a natureza e essência da deidade, e é inseparável delas, visto que não podem ter existência real sem ela: e 

(2 ) que não inclui em si mesma qualquer coisa acidental ou separável, como determinadas maneiras de manifestação ou condições de glória e majestade, as quais podem, numa ocasião, estar presas à ‘forma’: e em outra, separadas dela. [...] “O verdadeiro significado de morphe na expressão 'form a de D e u s’ é confirmada por seu reaparecimento na expressão correspondente, 'forma de servo’. É universalmente aceito que as duas frases são diretamente antitéticas. e que. portanto a palavra ‘forma* tem de ter o mesmo sentido em ambas" (extraído dc On The incarnaríon, de Gifford. pp. 16. 19, 39). (Dicionario Vine- CPAD, 2002, p. 664)

O en não significa que a natureza essencial de Cristo foi diferente da Sua forma (cf. Lohmeyer), como se fosse uma casca externa, ou um papel desempenhado por um ator. Significa, isto sim, que a natureza essencial de Cristo é definida como sendo natureza divina, a qual, por analogia com as religiões místicas hei., é encarada como algo que existe “em” a substância e o poder divinos (cf. E. ICásemann,
Exegetische Versuche und Besinnungen, I, 1960, 51 e segs.). De Cristo, diz-se não somente que Ele era cercado da glória de Deus, como também que tinha a mesma forma que Deus (cf. O. Cullmann, The Christology o f the New Testament, 1959, 177).
“Fora da Sua natureza humana, Cristo não tem outro modo de existência senão adivindade” (L. Cerfaux,  Cristo na Teologia de São Paulo, 1959, 387, Ed. Paulinas), Duvida-se que isto se deve entender no sentido gnóstico (cf. O. Michel, "Zur Exegese von Phil. 2, 5-11” em Theologia ais Glaubenswagnis, Festschrift Karl Heim, 1954). Diz-se deste modo divino de existência que Cristo existiu nele no passado (hyparchón>
“subsistindo”, v. 6). (Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, p. 870)

algumas traduções em portugues de Fl 2:6:
(NTLH) 'Ele tinha a NATUREZA de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus"

(NVI) "EMBORA SENDO DEUS..."

(BÍBLIA DE JERUSALÉM) "ELE TINHA A CONDIÇÃO DIVINA"

(NOVO TESTAMENTO VIVO) "QUE EMBORA DEUS,..."

(MATOS SOARES) "O QUAL EXISTINDO EM FORMA (OU NATUREZA) DE DEUS..."
conclusoes;

1- a PALAVRA NATUREZA E ESSENCIA SE ENCONTRAM NA B´BILIA E ERAM UTILIZADAS SIM PELA FILOSOFIA GREGA E PELOS ESCRITORES BÍBLICOS!

2- A PALAVRA MORPHE DESIGNA ATRIBUTOS ESSENCIAIS E NÃO APENAS APARENCIA, COMO OCORRE EM PORTUGUES.


5- Jesus retoma a utlização da plena manifestação de sus atributos após a ressurreição, por isso retoma todo o poder no céu e na terra. Nâo há contradição alguma nisto
 http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2016/01/doutrina-da-trindade.html

Igreja Evangélica – Como se explica o desleixo nas Traduções da palavra de Deus?

Resposta:
Desleixo vemos sim na TNN especialmente na revisão de 2015, em que os acréscimos ao texto não etão entre colchetes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário